Nos últimos anos, a preservação do meio ambiente tornou-se uma prioridade para muitas famílias. Segundo o último estudo de CustomerLab da Allianz Partners, 51% dos consumidores esforça-se por minimizar o impacto que o seu estilo de vida tem no meio ambiente e 32% estaria disposto a pagar mais para mudar os seus hábitos, tornando-os mais respeitosos com o ambiente e as pessoas. A mudança de tendência é clara: esforçamo-nos por construir um futuro melhor.

Se no nosso ambiente familiar nos preocupa o meio ambiente, imaginemos o que deve representar para as empresas, cujo impacto é maior. Este é o nosso caso: na Allianz Partners Portugal, iniciámos um trabalho de identificação das nossas atividades para conhecer melhor onde devemos esforçar-nos por impactar positivamente o nosso planeta.

Nos últimos anos, a nossa estratégia de sustentabilidade consolidou-se graças à vontade corporativa, mas também à colaboração com entidades e organizações chave nas diversas causas que apoiamos e nas quais acreditamos.

Soluções Sustentáveis e a Preservação dos Oceanos

Desenvolvemos soluções sustentáveis que respondem às necessidades dos nossos clientes, cada vez mais conscientes e preocupados com a preservação do meio ambiente. Desde assistência a veículos híbridos e elétricos, como reparações in loco que reduzem a distância percorrida, até à instalação e manutenção de painéis solares nos lares, passando pelo diagnóstico de eficiência energética das habitações.

A nível interno, também nos esforçamos por cuidar do nosso ambiente. Fazemos isso através da compra de material de escritório sustentável, do fornecimento energético através de escolhas sustentáveis e solidárias, além da realização de workshops e iniciativas ao ar livre, onde promovemos a sensibilização ambiental entre os nossos colaboradores.

Dia dos Oceanos: A Importância da Ação Coletiva

O cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos. Vivemos numa sociedade cada vez mais consciente e preocupada com o futuro do nosso planeta, e as empresas têm a obrigação de partilhar esta inquietação e juntar-se à ação para conseguir um futuro mais verde. Neste Dia dos Oceanos, reforçamos o nosso compromisso com a proteção dos recursos marinhos, promovendo práticas sustentáveis que ajudam a preservar a saúde dos nossos oceanos para as gerações futuras.

Os oceanos são vitais para a nossa existência, representando mais de 70% da superfície terrestre e fornecendo 50% do oxigénio que respiramos. Além disso, os oceanos regulam o clima e são uma fonte crucial de alimento e meios de subsistência para milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, enfrentam ameaças significativas, incluindo a poluição, a sobrepesca e as mudanças climáticas. Estes desafios exigem uma resposta coletiva e coordenada.

Na Allianz Partners Portugal, estamos empenhados em reduzir o impacto ambiental das nossas operações e apoiar iniciativas que protejam os oceanos. Estamos a investir em tecnologias limpas, promovendo a utilização de veículos elétricos e híbridos para reduzir as emissões de CO2.

Além disso, incentivamos os nossos clientes e colaboradores a adotarem práticas sustentáveis, como a redução do uso de plásticos descartáveis e a escolha de produtos de pesca sustentável. Através destas ações, pretendemos contribuir para a saúde dos oceanos e assegurar que as futuras gerações possam continuar a beneficiar dos seus recursos.

Hoje e todos os dias devemos olhar para o mar como um reflexo dum mundo maravilhoso que todos nós, em algum momento das nossas vidas, gostaria de o escolher para um refúgio, um local sagrado que seja só nosso.

É neste imaginário de sonho que individualmente temos a obrigação de sermos os guardiões deste universo azul que tanto nos dá e torna as nossas vidas mais bonitas.

O mar faz parte de nós, das nossas vidas pelo que o nosso papel é fundamental para o proteger assim como a vida que existe neste habitat fantástico e que todos apreciamos.

A tomada de consciência é extremamente importante na mudança de mindset e esta deve ser ensinada desde cedo aos mais pequenos para que estes mais tarde em adultos assumam o papel de protetores.

Vamos hoje fazer e marcar a diferença para um futuro mais saudável e harmonioso.

Neste Dia dos Oceanos, convidamos todos a refletir sobre a importância dos oceanos e a tomar medidas concretas para a sua proteção. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir um futuro mais saudável e sustentável para o nosso planeta.

Artigo escrito por Marta Serra, Coordenadora de Comunicação Institucional e B2C da ALLIANZ PARTNERS PORTUGAL