LISBOA, 28 DE JUNHO DE 2024

As restrições financeiras são a principal preocupação para os europeus que planeiam férias este verão, com mais de metade (55%) dos que não tencionam viajar a afirmarem que a razão para ficar em casa é a falta de orçamento para férias. No entanto, a intenção de viajar continua altas, com 83% dos inquiridos a planearem fazer pelo menos uma viagem.

Estes são alguns dos dados do Índice de Confiança nas Férias de Verão da Allianz Partners, que também revelou uma divisão geográfica nas preocupações com os custos das viagens. Nos países da Europa Ocidental e do Sul, o custo é visto como a principal barreira: Itália (72%), Espanha e Reino Unido (ambos com 66%) e França (61%). Em contraste, os países da Europa Central mostram menores preocupações com os custos: Países Baixos (41%), Suíça (44%) e Áustria (47%).

A pesquisa, conduzida pela OpinionWay para a Allianz Partners, inquiriu um total de 9.497 pessoas distribuídos pelos seguintes países: França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Países Baixos, Áustria, Suíça e Polónia.

A divisão geográfica também é evidente em termos de quanto os viajantes estão disponíveis a gastar. O estudo mostrou que, em comparação com o verão de 2023, muitos viajantes na Europa Ocidental e do Sul estão mais cautelosos, prevendo gastar menos. Os espanhóis planeiam reduzir os seus orçamentos de viagem em 40%, de €1.715 para €1.019, enquanto os franceses reduzirão de €1.884 para €1.677. Por outro lado, os orçamentos antecipados dos viajantes na Áustria e Suíça aumentam €300 este ano. Nos Países Baixos, Alemanha e Polónia, os orçamentos também estão a aumentar, mas em menos de €200.

Outros dados do estudo referem que:

• A Maioria dos Europeus planeia férias este verão: Apesar das restrições financeiras, 83% dos inquiridos planeiam viajar entre junho e setembro. 55% desses planos de viagem concentram-se no próprio país, enquanto 45% planeiam viajar para o estrangeiro.
  • Considerações ambientais importantes para os viajantes: Apesar da pressão orçamental que colocam, mais de metade (54%) dos viajantes estão dispostos a gastar mais em opções de alojamento e transporte que reduzam a pegada de carbono, com essa percentagem a subir para 60% em Espanha e Itália.
  • Eventos climáticos extremos, tensão geopolítica e ameaças cibernéticas entre as principais preocupações: Mais de metade dos viajantes europeus (51%) estão preocupados com eventos climáticos extremos como inundações, ondas de calor, escassez de água e tempestades. Também expressam preocupações sobre a situação geopolítica global (46%) e riscos para a sua segurança (45%).
  • Seguro de viagem continua a ser fundamental: 59% dos viajantes já compraram ou tencionam comprar seguro de viagem para as férias de verão, vendo-o como uma forma de garantir uma viagem mais tranquila. Aproximadamente metade dos viajantes em França (49%), Alemanha (53%) e Espanha (55%) já compraram ou tencionam comprar seguro de viagem.
  • A IA está a tornar-se uma ferramenta valiosa no planeamento de viagens: Quase 3 em cada 10 europeus (29%) planeiam usar Inteligência Artificial para ajudar no planeamento das férias de verão, particularmente em Espanha e Itália (ambos com 36%). Apesar de os franceses e os seus vizinhos dos Países Baixos demostrarem menores níveis de intenção, 25% e 24% respetivamente ainda planeiam utilizar a IA para decidir os seus planos de férias.
  • Europeus procuram novas experiências: Independentemente do destino, a principal expectativa para a maioria dos europeus durante as férias é experimentar algo novo e diferente (75%). Este sentimento é ainda mais forte entre os britânicos (79%), espanhóis (80%) e polacos (83%).

Andres Sánchez-Cid, Product Management and Innovation Manager for Travel da Allianz Partners refere que: “O turismo europeu, as inovações em atendimento médico e as viagens de aventura estão ganhando muita força, algo que também se reflete nas férias de verão.”

Infográficos do Índice de Confiança nas Férias Internacionais podem ser encontrados aqui.