Portugal tornou-se um epicentro do turismo musical para viajantes de todo o mundo que, na maioria dos casos, compram os seus bilhetes com meses de antecedência. No entanto, não adquirem os seus bilhetes a pensar em possíveis imprevistos, embora o cancelamento de bilhetes para os festivais primavera-verão de 2023 tenha aumentado mais de 36%.

Portugal é um dos países da União Europeia com maior oferta de turismo musical. As suas condições climáticas, o verão cada vez mais longo, o seu atrativo como destino de férias e a clara aposta das administrações locais fazem do nosso país um dos lugares mais procurados para a temporada de concertos e festivais.

Portugal continua a ser reconhecido pela sua rica oferta musical de festivais que abrangem uma ampla gama de géneros e estilos, que atraem milhões de turistas, contribuindo significativamente para o setor de turismo do país.

De facto, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o ano passado Portugal registou 18,3 milhões de visitantes estrangeiros, com destaque para turistas do Reino Unido, Alemanha, Espanha, França e EUA. Não conseguido quantificar o número crescente de turistas musicais que o nosso país acolheu ao nivel de festivais, sabemos que no nosso país vizinho, em Espanha, em 2023 realizaram-se cerca de mil festivais que trouxeram mais de 5 milhões de visitantes estrangeiros.

Este tipo de turismo implica gastos muito específicos para os viajantes. Além do transporte e do alojamento, soma-se o bilhete para o concerto ou festival que, além disso, costuma ser adquirido com muita antecedência, uma vez que as datas dos espetáculos são anunciadas meses antes do evento.

Como indica Cláudia Godinho, Business Development Manager: “O anúncio dos programas de festivais de verão gera um aumento importante na venda e reserva de bilhetes, na maioria das vezes, comprados com várias semanas de antecedência. A compra do seguro de cancelamento, junto com o bilhete, é uma salvaguarda e garantia do investimento do cliente. Este é o motivo pelo qual a procura por este tipo de seguro tem vindo a crescer.

Segundo dados da Allianz Partners Portugal de 2023, os cancelamentos de bilhetes aumentaram 36,5% nos meses de primavera-verão, os mais importantes para o setor dos concertos e festivais musicais, em comparação com a temporada outono-inverno.

A companhia de Seguros e Assistência destaca as vantagens de contratar um seguro de cancelamento. Assim, os turistas musicais poderão assegurar os seus bilhetes e obter o reembolso se surgir um imprevisto que os impeça de assistir ao evento. As coberturas incluem: doença ou lesão do beneficiário ou de um familiar, transplante, tratamento cirúrgico, morte, avaria ou acidente no veículo, atraso na chegada do meio de transporte que o segurado utilize para chegar ao evento ou reparações urgentes em casa. De facto, as causas de cancelamento mais comuns são problemas laborais (35%) ou doença, seja própria ou de um familiar (34%). Também se destacam a perda de emprego, o atraso no transporte ou a morte de alguém próximo.